sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Algumas curiosidades sobre o nosso corpo


Por que a gente soluça
?

Soluço é a contração involuntária do músculo do diafragma, responsável pela respiração. O soluço geralmente é causado por uma irritação no nervo frênico, responsável por ativar o diafragma devido a um aumento do volume do estômago. E não é lenda a história de que um susto pode curar o “soluçante”, pois libera adrenalina e ativa o nervo frênico, outra saída é a água gelada, que provoca o mesmo efeito.


Ih! Meu pé dormiu!

Isso acontece porque a compressão do fluxo sangüíneo (ao cruzar as pernas, por exemplo) interrompe o tráfego de impulsos nervosos. Ao restabelecer o fluxo, acontece uma espécie de “curto circuito” nos impulsos elétricos dos nervos, daí a sensação de formigamento”. Há até um problema conhecido como “paralisia dos amantes”. O casal dorme junto e um deles fica em cima do braço do outro. O fluxo sangüíneo pode ficar interrompido por horas, comprometendo por meses ou até para sempre o músculo do braço”. A saída para o formigamento é restabelecer o fluxo sangüíneo, movimentando o músculo. Dependendo do caso, é necessário fazer fisioterapia.



Por que tenho vontade de urinar quando entro na piscina?

Ao entrar na água, a pressão externa sobre o corpo aumenta. “Os líquidos componentes do plasma que estão fora dos vasos são “empurrados” para dentro deles”, com o aumento do volume de sangue nos vasos – chamado volemia – vem a vontade de urinar. É como beber água. Por falar em água, é verdade que torneira aberta e chuveiro despertam a vontade. “É psicológico, chamamos de reflexo da micção”.


De onde vem a cãibra?

Segundo o neurologista Acary Oliveira, da Unifesp, 95% da população já experimentou esse espasmo muscular, Em geral na barriga da perna. “Após intensa atividade física, acaba a energia e a musculatura se contrai e não relaxa”. Para passar, o segredo é contrair o músculo oposto ao que está doendo, como fazem os jogadores de futebol. Se a cãibra for na barriga da perna, por exemplo, Basta alongar os músculos da parte da frente, puxando a ponta do pé para cima, em direção a canela.


O que causa o arroto?

Também chamado eructação, o arroto é causado pelo ato de engolir ar (aerofagia). “Falar ou comer muito rápido, engolindo ar, são as causas mais comuns”. Ingerir alguma substância que contenha gás, como refrigerante, pode ser outra causa provável. A cura não é muito educada. Basta “eructar”.


Por que, às vezes, meu olho treme?

O espasmo das pálpebras é causado pela contração do músculo orbicular (músculo responsável pelo fechamento das pálpebras). A causa mais provável é que seja provocado pelo cansaço ou tensão. “É como uma cãibra”, explica o oftalmologista Paulo Henrique, da Unifesp. O músculo se movimenta rápido para fazer circular mais sangue na região e dissipar o ácido lático, responsável pela irritação na terminação nervosa.


Por que há uma espécie de “choque” quando se bate o cotovelo na quina da mesa?

A reação é causada pela compressão de um nervo chamado ulnar. “No cotovelo, o nervo ulnar está muito exposto, Ficando suscetível a pancadas”. Esse nervo está ligado aos dedos mínimo e anular. Por isso, a sensação de choque se espalha do cotovelo até esses dois dedos.


Estalar os dedos engrossa as articulações?

Não. “Ao esticar o dedo, o líquido sinovial lubrificante da articulação responsável por diminuir o atrito se desloca sob o vácuo formado entre as articulações, fazendo o barulho do estalo”, ensina o ortopedista cirurgião de mão Luís Nakashima. O mesmo fenômeno pode ser percebido nas costas e nos joelhos. “Provocar o estalo no dedo não faz mal algum”

.

Por que tenho a impressão de já ter visto um lugar onde nunca estive?

A sensação de “déjá vu ” pode acontecer com quase todos e tem origem biológica. O hipocampo – região do cérebro responsável pelo processamento da memória – é ativado fora de hora, exatamente quando está ocorrendo um fato novo, dando A impressão de que aquilo já estava registrado, de que é um fato do passado. O evento é mais freqüente em pessoas com epilepsia no lobo temporal e isso, provavelmente, está relacionado com ”disparo anormal do hipocampo, um dos centros cerebrais da memória”, explica o psiquiatra Roberto Sassi. Mas isso não implica que pessoas que tenham “déjá vu” sofram de epilepsia.


Por que a gente boceja?

“É uma forma de ativar o cérebro e evitar o sono”, afirma o coordenador do departamento de distúrbio do sono da Unifesp, Ademir Baptista Silva. Ao bocejar, o segundo e o terceiro ramo do nervo trigêmeo (um dos nervos da face) são ativados, estimulando o cérebro. O mesmo efeito pode ser obtido mascando chiclete. “O único mistério é o fator” epidêmico “do bocejo ninguém sabe porque as pessoas bocejam quando vêem outras bocejando”, diz Ademir.


Por que os pêlos ficam arrepiados?

“O frio e as fortes emoções são os principais estímulos causadores da contração do músculo eretor dos pêlos”, afirma a neurologista Cláudia Garavelli. A origem pode estar na teoria darwinista e sua explicação é que o arrepio é uma forma de defesa. No frio, a camada formada pelos pêlos retém o ar quente, aquecendo o corpo. No medo, aumenta-se o volume do corpo, assustando-se assim um eventual agressor, como fazem os gatos.


Por que a pele da mão enrruga quando ficamos na água?

“Porque a camada externa da pele do dedo é composta por uma proteína – a queratina – que pode absorver “água como uma esponja”, explica o clínico geral Luís Fernando. A camada externa da pele da ponta dos dedos é “fixa”. Para caber o volume de água absorvido, a pele enruga.


O que causa o espirro?

“É um mecanismo de defesa, uma forma de o organismo liberar bactérias e vírus alojados nas vias respiratórias, especialmente no nariz, limpando-o”. Explica o neumologista Clystenes Odyr Silva. Não tente impedir o espirro e jamais bloqueie o nariz para evitar fazer barulho. A velocidade do espirro pode ser de 160 km/h; ao tampar nariz, a pressão é transmitida para um canal do ouvido e corre-se o risco de ter-se o tímpano rompido.


É verdade que orelhas e nariz crescem quando envelhecemos?

Não. O problema é que o tecido de sustentação da pele perde elasticidade. “A partir dos 75 anos, a flacidez é mais acentuada devido à perda da elastina, proteína responsável pela elasticidade da pele”, afirma o geriatra Clineu Almada. “Assim, o tecido “cai”, dando a impressão de que o órgão cresceu”.


Postador por: Professor Michael (Educação Física)


terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Pare com tudo e sorria!!!

Está comprovado que bom humor e otimismo vacinam nosso corpo contra todo tipo de doença. O funcionamento do corpo melhora e várias dores diminuem visivelmente.

Quem sorri estimula o cérebro a liberar endorfina e serotonina — substâncias responsáveis pela sensação de prazer e felicidade. Essas substâncias proporcionam uma sensação de leveza e bem-estar, além de ativarem o sistema imunológico. Essa imunização ajuda a prevenir, principalmente, doenças ocasionadas por elevado grau de estresse.

O sorriso combate a depressão e o estresse, diminui a pressão arterial, melhora a digestão, desintoxica o organismo, espanta a dor e até deixa a pele mais bonita. Além disso, se você está sempre sorrindo, as pessoas irão querer sempre ficar perto de você e sua convivência social será muito favorecida.

Sorrir é um remédio sem efeitos colaterais; não precisa de prescrição e é de graça. Por isso, pare de franzir a testa e solte uma boa gargalhada sempre que possível que os benefícios virão.
Quando sentimos raiva, nosso corpo responde liberando dois hormônios que enfraquecem o sistema imunológico: estradiol e adrenalina. Portanto, quem sente raiva está sujeito ao surgimento de doenças ou ao atraso na recuperação de doenças já existentes. É praticamente impossível eliminar todos seus momentos de raiva. Por isso, o importante é estar consciente para que estes momentos sejam cada vez menos freqüentes e duradouros no seu dia-a-dia.

Cultivar o bom humor deve ser uma filosofia de vida para todos. Você deve reconhecer as emoções boas ou más e respeitá-las. Mudar a forma de olhar para a vida não é fácil, mas é possível com treinamento.

Por exemplo, se você se encontra em um congestionamento de trânsito… vale a pena perder a cabeça? É claro que não! Tente sempre olhar o lado positivo das coisas. Por que não tirar este tempo para ouvir música, conversar, ou pensar e fazer planos? Sempre procurar o lado positivo das coisas pode parecer um conselho simples demais, mas tente fazê-lo e veja como todo o mundo ao seu redor se modifica.

Esteja mais atento às coisas simples da vida: dormir melhor, caminhar em uma praça, estar com os amigos. Cuide bem de seu corpo e mente para ter bem-estar e auto-estima. Procure sempre se conhecer para saber o que lhe dá mais prazer. Tudo isso leva naturalmente ao sorriso.

Visitando o you tube encontrei esses dois vídeos da Cia de Humor Os Melhores do Mundo. Pare com tudo e tenha um bom momento de descontração.







Foram boas risadas? Então...




Postado por: Professor Michael (Educação Física)

Você Aceita Água ou Coca-cola?

Ou


Água:

  • Um copo de água corta a sensação de fome durante à noite para quase 100% das pessoas em regime.
  • Falta de água é o fator número 1 da causa de FADIGA durante o dia.
  • Estudos preliminares indicam de de 8 a 10 copos de água por dia poderia eliminar significativamente as dores nas costas e as juntas em 80% das pessoas que sofrem desses males.
  • Uma mera redução de 2% de água no corpo humano pode provocar incoerência na memória de curto prazo, problemas com matemática e dificuldade em focalizar uma tela de computador ou uma página impressa.
  • Beber 5 copos de água por dia reduz o risco de câncer de cólon em 45%, pode reduzir o risco de câncer de mama em 79% e em 50% a probabilidade de se desenvolver câncer na bexiga.
  • Você está tomando a quantidade de água que deveria estar tomando todos os dias?


Coca-cola: (de arrepiar)

  • Em muitos estados nos EUA os patrulheiros rodoviários carregam dois galões de coca-cola no porta-malas para ser usado na remoção de sangue na pista depois de um acidente.
  • Se você puser um osso em uma tijela com coca-cola ele se dissolverá em dois dias.
  • Para limpar privadas: despeje uma lata de coca-cola dentro do vaso deixe a "coisa" por uma hora e então dê descarga. O ácido cítrico na coca-cola remove manchas na louça do vaso.
  • Para remover pontos de ferrugem dos pára-choques cromados de automóveis: esfregue o pára-choque com um chumaço de papel de alumínio (usado para embrulhar alimentos) molhado com coca-cola.
  • Para limpar corrosão dos terminais de baterias de automóveis: despeje uma lata de coca-cola sobre os terminais e deixe efervecer sobre a corrosão.
  • Para soltar um parafuso emperrado por corrosão: aplique um pano encharcado de coca-cola sobre o parafuso enferrujado por vários minutos.
  • Para remover manchas de graxa das roupas: despeje uma lata de coca-cola dentro do tanque com as roupas com graxa, adicione detergente e bata em rítmo regular. a coca-cola ajuda a remover as manchas de graxa.

  • A coca-cola também ajuda a limpar o embaçamento do pára-brisa do seu carro.

  • Para sua informação, o ingrediente ativo na coca-cola é o ácido fosfórico. Seu PH é 2.8 . Ele dissolve uma unha em cerca de 4 dias.

  • Ácido fosfórico rouba cálcio dos ossos e é o maior contribuidor para o aumento da osteoporose.

  • Há alguns anos, fizeram uma pesquisa na Alemanha para detectar o porquê do aparecimento de osteoporose em crianças a partir de 10 anos (pré-adolescentes). Resultado: excesso de coca-cola, por falta de orientação dos pais.

  • Para transportar o xarope de coca-cola, os caminhões comerciais devem ser identificados com a placa de Material Perigoso que é reservado para o transporte de materiais altamente corrosivos.

  • Os distribuidores de coca-cola a têm usado para limpar os motores de seus caminhões há pelo menos 20 anos.

  • Mais um detalhe: A Coca - Light tem sido considerada cada vez mais pelos médicos e pesquisadores como uma bomba de efeito retardado, por causa da combinação Coca + Aspartame, suspeito de causar lúpus e doenças degenerativas do sistema nervoso.


A pergunta é:







Você aceita um copo com água ou coca-cola












Por: Renato de Medeiros da Silva - Ortopedia/Medicina Natural

Postado por: Professor Michael (Educação Física)





segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Boletim Informativo 2010



" A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda"
(Paulo Freire)

A educação converte pequenos homens em grandes heróis capazes de transformar os problemas do mundo em oportunidades.


1º ao 9º anos

Nossa equipe pegagógica:

Direção: Lêda Maria Massa Ribeiro

Vice - direção:
  • Matutino: Angela Márcia de Paula - 7 às 11:30 hs.
  • Vespertino: Denize Batista de Oliveira - 12:45 às 15:45 hs.
  • Noturno: Carlos Sérgio de Melo Cornwall - 20 às 23 hs.
Supervisores:
  • 1º Turno: Vera de Fátima de Jesus - 7 às 13 hs.
  • 2º Turno: Humberta Porto - 11 às 17 hs.
  • 3º Turno: Viviane Vigato - 16:30 às 22:30 hs.
Orientadora:
  • Ana Cristina Rodrigues Palmuti - 7 às 13 hs.

Normas Disciplinares da Escola

1 - Entrada

  • Não será permitida a entrada do (a) aluno (a) que chegar após o início das aulas, salvo justificativa por escrito.
  • Horário de entrada: Matutino - 7 hs e Vespertino - 12:50 hs.
  • Horário de saída: Matutino: 11:30 hs e Vespertino - 17:10 hs.
Observação: os horários de entrada e saída devem ser rigorosamente respeitados.

2 - Quanto à frequência:

  • O aluno deverá frequentar as aulas respeitando a frequência mínima de 75% de carga horária anual da série.
  • O aluno com algum problema de saúde deverá permanecer em casa para tratamento e para justificar suas faltas trazer o atestado médico em 24 hs.
  • Evitar faltas seguidas sem justificativas.
  • O aluno ausente da sala de aula é prejudicado no seu rendimento, portanto, tudo deve ser feito pelos pais ou responsáveis para que isso não ocorra.
3 - Dedicação aos Estudos:

  • O aluno deverá participar de todos os conteúdos ministrados na sala de aula ou fora dela, cumprindo assim o horário e o calendário escolar.
  • Ser responsável no cumprimento de tarefas escolares em todas as atividades propostas.
  • Apresentar diariamente o material escolar, zelando pelos livros emprestados, devolvendo-os sem rasuras e caso haja rasuras ou perda, o aluno deverá substituí-lo.
  • O horário de retorno às aulas precedidas deverá ser rigorosamente respeitado. Não é permitido o trânsito de aluno nos corredores nos intervalos de aulas, sem a devida autorização.
  • Colaborar com o representante de turma na tarefa de promover a integração humana.
4 - Conduta Ética:

O Aluno deverá:

  • Comparecer pontualmente às aulas e provas.
  • Manter um comportamento de respeito com a direção, funcionários e colegas.
  • Indenizar todo prejuízo que causar à escola.
  • Promover e manter relações cooperativas na escola.
  • Apresentar-se diariamente uniformizado.

5 - Não é Permitido:

  • Usar sem autorização da direção da escola, o telefône público em horário de aula.
  • Trazer pessoas estranhas para dentro da escola sem consentimento da direção.
  • Incentivar e/ou apoiar brigas, pertubações da ordem em sala de aula ou fora dela, organizar grupos e ameças a colegas.
  • Desobediência aos professores e funcionários da escola.
  • Ausentar-se da sala de aula ou da escola por meios ilícitos.
  • Trazer para escola objetos que não pertencem ao material escolar, tais como: lâminas, estiletes, skate, celulares, corretivos, bonés, cigarro, baralho, Mp3, Ipod, fone de ouvido, rádio, etc. (Os objetos que porventura forem recolhidos serão devolvidos na presença dos pais ou responsáveis).
  • Trazer para escola impressos, gravuras e objetos impróprios à instrução e aos bons costumes; bem como objetos cortantes e/ou brinquedos.
  • Sair da sala nos inervalos de troca de professores, sem permissão do mesmo e sem o cartão de autorização.
  • Promover algazarras dentro do estabelicimento escolar ou imediações.
  • Comemorar aniversários de colegas com manifestações de mau gosto tais como: rabiscar uniformes, jogar ovos, farinha, água, etc.
  • Uso de shorts curtos nas aulas de Educação Física e bonés em sala de aula.
Observação: O material escolar é responsabilidade do aluno, sendo assim, a escola não se responsabilizará por desvio ou dano material de qualquer objeto pertencente ao mesmo.


6 - Uso do Uniforme:

  • O uniforme é importante fator de socialização, por isso, seu uso é necessário.
  • Para Educação Física: calça de moleton ou bermuda preta ou azul marinho, camiseta escolar e tênis.
  • Não será permitido o uso de bonés, bandanas, sandálias, chinelos, tamancos, adereços e toucas em qualquer horário.
  • O aluno que porventura, necessitar sair antes do término da última aula, poderá fazê-lo somente autorizado e na presença dos responsáveis.
  • É expressamente proibida a saída por meio de bilhetes ou tefonemas.

8 - Ocorrências:

  1. Advertência verbal com anotações no diário do professor.
  2. Advertência escrita com presença do professor e pais:
  • Falta grave acima de 12 anos, comunicar aos pais, fazer ocorrência policial e transferência para o CESU.
  • Menor de 12 anos, com a presença dos pais, professor e Conselho Tutelar, conforme a necessidade.

9 - Distribuição de Pontos:

  • 1º ao 4º Bimestres: 25 pts e média de 15 pts.
  • A média anual é de 60 pts para aprovação.

Lembretes:
  • Os pais ou responsáveis que necessitarem conversar com os professores deverão agendar com antecedência com a supervisora nos telefones: 3690-2194 ou 3690-1320.
  • Guia para exame oftalmológico (vista) falar com Denize Batista de Oliveira.


Postado por: Prof. Michael (Educação Física)