segunda-feira, 26 de abril de 2010

Gincana

Diversão e aprendizagem de uma forma contagiante

Quando ouvi essa palavra pela primeira vez fiquei muito curioso e fui procurar o que ela queria dizer. Mas e você, sabe dizer o que é uma gincana? Então, vamos lá! Segundo o dicionário Thesaurus da Língua Portuguesa provavelmente essa palavra deriva do inglês “gymkhana” (ginástica em associação com a antiga palavra persa "khana", que significa "casa"), termo original da Índia, onde se refere a clubes desportivos. Nos países de língua inglesa, significa "um dia de eventos que inclui corridas e outras competições entre cavaleiros ou condutores". Não se sabe quando e como a "gymkhana" foi introduzida no Brasil, mas aqui se desenvolveu e se transformou em algo bastante diferente de seu sentido original.

Dentre outras qualidades, a gincana é vista como uma forma de promover a educação, a cultura, e o resgate histórico e de valores culturais de uma comunidade.

Ao jogar uma gincana, o jogador irá desenvolver não apenas a colaboração e o espírito competitivo, mas também: atualização cultural, resistência, paciência, capacidade de diálogo e espírito negociador.

Nossa gincana escolar foi realizada no dia 31/03 e esse ano tivemos como tema a Copa do Mundo 2010. Sua realização foi efetuada no ginásio do VTC e foi um sucesso.

Entre as várias modalidades realizadas posso destacar: competições recreativas, provas relâmpago (onde os alunos respondiam a perguntas gerais da atualidade), soletrando, provas de dança em equipe, apresentação de cartazes e redações entre outras.

A empolgação das torcidas foi contagiante!!!

Parabéns aos professores, supervisora, orientadora e diretora que me auxiliaram no desenvolvimento desse evento na escola. E é claro, também aos nossos alunos que com seu carinho e entusiasmo fizeram nossa “festa” ainda mais bonita.

Confira abaixo alguns desses momentos.



















Postado por: Professor Michael (Educação Física)